As três séries adolescentes mais legais das últimas três décadas: “The O.C.”, “Dawson’s Creek” e “Pretty Little Liars”…

segunda-feira, 8 de agosto de 2011


Quem nunca assistiu uma série teen, como “Dawson’s Creek”, pode cuspir na minha cara!
Se hoje você é fã de seriado, talvez a culpa seja de uma delas. É muito comum se viciar em seriados teen porque eles são o que mais se aproxima do que estamos acostumados a consumir, em termos de linguagem, que são as televonelas. Tá tudo ali! Duvida? Então vem ler a lista que montei com alguns dos mais famosos e bacanas seriados teens. Tem um seriado para cada uma das três últimas décadas!
1) “Dawson’s Creek” 1998 – 2003: o começo do uso da internet na dramaturgia
“Dawson’s” começa com D, de Drama! E isso não é à toa. A série é de Kevin Williamson, o gênio criador de “The Vampire Diaries” e roteirista da série cinematográfica “Pânico”.
Este programa fez muito pelos dramas adolescentes. Foi o primeiro a se servir da internet para interagir com a audiência, tudo através de um diário online que antecipava o que Dawson (James Van Der Beek) e seus amigos passariam no próximo episódio.
Além disso, trazia discussões tidas como tabu pelos americanos na época. Abordava sexo e relacionamentos consideravelmente, sempre com diálogos adultos e muito inteligentes, sem deixar de ser um produto pop.

2) “The O.C.” 2003 – 2007: o clichê por extenso
“The O.C.” é umas das melhores séries adolescentes da TV, tanto que mesmo sendo um produto teen, garantia audiência alta para a FOX, emissora que a exibia originalmente nos Estados Unidos. Fato parecido só fomos ver anos depois, com Glee, da mesma emissora.
A série, em que um garoto do subúrbio é adotado pelos burgueses Cohen, é dos Estúdios Warner e tinha Ryan Atwood (Ben McKenzie) e Marissa Cooper (Mischa Barton) como protagonistas. Quem roubou a cena foi a trilha sonora sensacional, as várias participações especiais, o nerd Seth Cohen (Adam Brody), além da verdadeira novela que foram os bastidores da série, culminando com a saída de Mischa (e, spoiler, a morte de Marissa).
A produção é de Josh Schwartz, que tem “Gossip Girl” e “Chuck” no currículo. Ele ainda deverá estrear um punhado de novas séries nesta fall season, então fica esperto pois geralmente são muito bacanas.

3) “Pretty Little Liars” – 2010…: a modinha do momento
A série não tem nada novo, mas o sucesso é incrível! A série é baseada numa série de romances homônimos escritos por Sara Shepard. Faz uma mistura de Gossip Girl com qualquer filme de suspense do final dos anos 90.
Em ambas as obras acompanhamos as amigas Aria (Lucy Hale), Spencer (Troian Bellisario), Hanna (Ashley Benson) e Emily (Shay Mitchell), cuja melhor amiga desapareceu e acaba sendo dada como morta, ou não… A gente nunca sabe! Alison, a amiga, sabia os piores podres de todas as colegas, e com o codinome A, passa a chantageá-las com ameaças.
Se você tem 14 anos, ou nunca viu uma série de TV, ou ama suspense, vai adorar o programa. É um passatempo divertido. Afinal, o que quatro garotinhas americanas podem ter feito de tão podre assim!? Só para fazer uma comparação retardada, Pirilirouláis está para “Quem matou Odete Roitman” assim como o Abba Teen está para o Abba original. Saca?
Tem mais? Lógico que sim!
É claro que os exemplos de séries adolescentes são diversos e qualquer lista sobre o tema pode parecer injusta. Se você quer acompanhar séries do tipo, outras ótimas indicações são “Beverly Hills 90210″ (a original, aqui conhecida como “Barrados no Baile”), “Glee”, “Popular”, entre outras.

0 comentários:

Blog Archive