Capitão América se destaca dos super-heróis da temporada

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O personagem de quadrinhos Capitão América surgiu em 1941, trazendo uma contradição como defeito de nascença: de um lado encarnava o próprio país e o regime democrático, vestindo-se com as cores, as listas e as estrelas da própria bandeira, e de outro representava um conceito nazista: a criação de supersoldados, a raça perfeita em laboratório.
Steve Rogers era aquele garoto baixinho, fracote e doentiamente patriota que, com a ajuda de um soro inventado por um cientista alemão, se transformaria num guerreiro de força e resistência sobre-humanas. Não se tornaria imortal, mas poderia sobreviver hibernando por muitos anos sob o gelo.

Aliás, isso aconteceu de fato nos gibis americanos, porque o personagem perdeu interesse com o fim da 2ª Guerra e fracassou numa tentativa de resgate como anti-comunista nos anos 1950, a ponto dessa segunda fase ser expurgada de sua cronologia quando o herói foi resgatado num “bloco de gelo”, por iniciativa de Stan Lee, na década de 1960.
O filme todo se passa durante a 2ª Guerra, mas também inclui esse processo de renascimento, para permitir a continuação da série.

Nos quadrinhos, a dramaticidade dos heróis depende da força dos vilões que eles enfrentam. Cada um possui o seu: Superman tem Lex Luthor e Batman tem o Coringa. No universo do Capitão América, seu arquirrival é o Caveira Vermelha − um chefe nazista que supera em crueldade o próprio Hitler e que tinha tomado uma dose do mesmo soro miraculoso, antes dele ser levado para os Estados Unidos por seu criador. Essa poção mágica tem o poder de amplificar as características intrínsecas de quem a ingere. Quem é bonzinho fica melhor ainda, mas quem é mau vira uma peste.
Na pele de Hugo Weaving, e modelado pelos técnicos de efeitos de Hollywood, o facínora é a maldade em pessoa. Inspira mais pavor do que a confiança pretendida pelo interprete do Capitão.

Chris Evans parecia mais vivo e humano como o irreverente Tocha Humana em “Quarteto Fantástico” (2005). Mas até que ele funciona bem no papel desse novo homem artificial e desprovido de qualquer conflito interno: um sujeito que, apesar de todos aqueles músculos e do tal soro − que provavelmente era como se chamavam os hormônios nos anos 1940 – , durante o filme todo só consegue dar dois beijinhos em criaturas do sexo oposto.
A computação gráfica do filme dirigido por Joe Johnston, um designer que ganhou Oscar de efeitos especiais por “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), também dá um show na transformação do protagonista e na precisa ambientação de época, que inclui um impagável número de vaudeville e uma réplica da exposição mundial de 1943 em Nova York.

O melhor do espetáculo, porém, fica a cargo do roteirista Christopher Markus, da série “Crônicas de Narnia”. Ele costura a trama com humor e ironia, ao montar um personagem que fora criado pelo governo americano para ser um falso herói, vestido com um uniforme que parodia a bandeira nacional, para exercer a missão de vender bônus para o esforço de guerra. Mas que em seguida se revela verdadeiro, numa espécie de inversão do que aconteceu na história real, tal como foi contada no filme “A Conquista da Honra” (2006) de Clint Eastwood.
Antes disso acontecer, o roteiro o trata como uma pessoa de carne e osso virando herói de comics e de filmes publicitários, num curioso momento de metalinguagem, que diferencia o Capitão América dos demais super-heróis da temporada.

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