O Oscar não se decide: em 2009, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que aumentaria as 5 vagas na categoria de Melhor Filme para 10, algo que não estava em vigor desde as cerimônias dos anos 1940. O esquema vigorou também em 2010, mas, para o Oscar do próximo ano, os 10 indicados também serão repensados. Pelo novo sistema de contagem dos votos, a categoria pode ter entre 5 e 10 filmes indicados, sem um número “redondo”.
A decisão foi justificada por Bruce Davis, o diretor-executivo da Academia, que partiu com a ideia. “Enquanto eu estudava os dados, o que se destacou foi que os membros da Academia regularmente mostram grande admiração por mais de cinco filmes. Porém, uma indicação para Melhor Filme deveria ser um apontamento de mérito extraordinário. Se só existem oito filmes que mereçam verdadeiramente esta honra em determinado ano, nós não deveríamos nos sentir obrigados a arredondar este número”, argumentou Davis em comunicado.
Com isso, somente na hora das indicações o público descobrirá quantos indicados o Oscar 2012, referente aos filmes lançados em 2011, terá em sua categoria máxima. Para que seja considerado digno da honra, um longa deverá receber um mínimo de 5% de votos na primeira colocação das cédulas. A novidade, segundo a Academia, pretende evitar que o Oscar – o último prêmio da temporada cinematográfica – perca o frescor diante dos concorrentes.
http://pipocamoderna.mtv.uol.com.br/?p=89317
0 comentários:
Postar um comentário