Rihanna é processada por plágio pela segunda vez

domingo, 3 de julho de 2011

A cantora que já havia sido processada por David LaChapelle, enfrentará a justiça devido à uma ação movida por Phillip Paulus

Da Redação Rihanna estaria sendo processado pelo fotógrafo de moda Phillip Paulus por supostamente infringir direitos autorais no clipe de S&M, segundo informações do Radar Online. Ele alega que Rihanna usou, sem sua permissão, uma série de fotografias chamada Paperworld.
De acordo com Paulus, o vídeo utiliza um cenário e uma encenação idênticos aos de suas fotos. Em um dos trabalhos do profissional, por exemplo, uma modelo aparece presa por um plástico, com grandes X feitos de fita adesiva preta em volta, situação semelhante a uma das cenas do clipe de Rihanna.
- Por motivos de legitimidade, o uso de cópias do trabalho de Paulus por mais de um milhão de vezes requere um acordo que protege os direitos autorais e as criações do nosso cliente, o que nunca foi concedido à Rihanna ou à Universal Music. Dessa forma, as leis de direitos autorais do nosso cliente foram infringidas e a exploração do vídeo S&M é ilegal. Já que os acordos extrajudiciais falharam, Phillip Paulus, representado por seu advogado Jakober, moverá uma ação legal contra o representante de Rihanna, a Universal Music, disse o advogado de Paulus ao veículo.
O próprio fotografo resolveu se pronunciar ao veículo Radar, dizendo:
- Como uma celebridade internacional não é capaz de dispor de um diretor criativo, que cria conceitos individuais e encenações, é incompreensível para mim. Criar coisas novas dentro do cosmos criativo só pode partir de um verdadeiro gênio, não há dúvida. No entanto, neste caso não há nenhum gênio. Ao invés disso, eles roubaram ideias de um talento. Todo profissional criativo deveria perceber como é constrangedor copiar o trabalho de colegas e depois de ser louvado por isso. 
O porta-voz de Rihanna e a Universal Music não retornaram as ligações da reportagem. A cantora já foi processada anteriormente por outro fotógrafo em fevereiro deste ano: David LaChapelle alegou que oito sequências do vídeo de S&M foram diretamente roubadas de suas fotografias.

0 comentários:

Blog Archive